Prédio desaba em Porto Velho

Edifício sem manutenção desaba na cidade de Porto Velho

Fernando B. Tury

2/20/20252 min read

Prédio desaba em Porto Velho

Você já parou para pensar que a falta de manutenção em um edifício pode sair muito mais cara do que qualquer obra de reparo? Segundo matéria divulgada pelo G1, um prédio entrou em colapso por conta de idade avançada, falhas de dimensionamento e, principalmente, ausência de cuidados ao longo do tempo

Quando a estrutura começa a dar sinais – como fissuras, trincas, manchas de umidade ou desgaste – é hora de acender o alerta. E isso é ainda mais sério quando falamos em responsabilidade civil e criminal. Se o imóvel estiver disponível, por exemplo, os riscos de prejuízos e penalizações podem ser ainda maiores.

“Esses prédios já têm uma certa idade e precisam passar por manutenções periodicamente. Inspeções mais minuciosas serão feitas em outras edificações na mesma região onde ocorreu o desabamento, justamente para estudarmos a situação”, destaca o presidente do Crea-RO.

Para fortalecer a importância do tema, o Projeto de Lei (PL) 4611/2023, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê a obrigatoriedade de inspeções técnicas periódicas em todos os tipos de edificações: públicas, privadas, residenciais, comerciais e até culturais ou esportivas. Essas inspeções, alinhadas à Política Nacional de Manutenção Predial, seriam fundamentais para garantir a segurança de moradores, usuários e visitantes, além de prevenir problemas que podem se tornar muito mais caros e perigosos no futuro.

O foco dessa lei é fortalecer a cultura de manutenção preventiva, em conformidade com a ABNT NBR 16747 – Inspeção Predial, que traz diretrizes, conceitos e procedimentos para condução desse trabalho conforme cada tipo de edificação e seu estágio de uso. Nesse cenário, o apoio do Governo Brasileiro e dos conselhos de Engenharia (federais e estaduais) é essencial para conscientizar a população sobre como a falta de fiscalização e manutenção pode colocar vidas e patrimônios em risco.

Infelizmente, o Brasil ainda não conta com estatísticas claras sobre quantos incidentes como o relatado aconteceram todos os anos. Faltam dados e relatórios para ampliar a conscientização dos administradores e proprietários sobre a urgência de implantar rotinas de inspeção ativa e manutenção periódica.

Vale lembrar que “manutenção” não se resume a uma ação pontual ou baseada em esforços e erros, nem no uso de materiais fora de concepção. Trata-se de um processo contínuo, capaz de trazer segurança, conforto e economia a longo prazo. É fundamental contratar um profissional capacitado para diagnosticar o que precisa de reparos, priorizar correções e escolher materiais adequados para cada situação.

Para deixar isso ainda mais claro, pense em uma analogia simples: você levaria seu carro, com um problema complexo, a um mecânico inexperiente, com poucos recursos e conhecimento duvidoso? Provavelmente não.

Então, por que correria esse risco com o seu imóvel, muitas vezes um bem de valor superior a um veículo médio do mercado?

Manutenção não é custo extra: é investimento em tranquilidade, conservação do patrimônio e, principalmente, segurança de todos os envolvidos. Se você quiser saber mais sobre como podemos ajudar nesse processo de diagnóstico e manutenção, entre em contato conosco. Conte com a nossa expertise para manter sua edificação sempre segura e em perfeito estado.